compartilhar esta notícia no facebook

publicada em 22/11/1998

CAMPEONATO IPATINGUENSE DE FUTEBOL AMADOR 1998


- Página 16 - Ipatinga, Domingo, 1º de novembro de 1998


Clássico marca abertura das semifinais do lpatinguense 1998


IPATINGA - Revivendo aquele que já foi um dos maiores clássicos do futebol regional, Iguaçu e Usipa começam a decidir hoje uma das vagas à final do Ipatinguense Amador. A partida, marcada para as 16:10 hs, será disputada no Estádio Rubens Martins Guerra, Campo do Industrial, no Bairro Bom Retiro. A arbitragem será de Afonso Roberto, auxiliado por Guilhermino Lima e Sidney Fernandes.

Na preliminar do clássico, às 14:10 hs, Jabaquara e Paraíso também disputam a oportunidade de decidirem o campeonato deste ano, pela categoria Júnior. Ronaldo Careca, Marciano e José das Graças formarão o trio de árbitros para essa partida.

 

FERREIRÃO

No Estádio Ferreirão, Bôca Rica e Vila Celeste fazem outro confronto pelas semifinais da Categoria Amador, com arbitragem de Carlito e início às 16:10 hs. Neste mesmo horário, os Juniores de Bethânia e lpanema jogarão no campo do Bethânia, com arbitragem de Paulo Sérgio, auxiliado por Élver Rogério e Ercy José de Souza.



- Página 17

Ipatinga, Quarta-feira, 04 de novembro de 1998


Iguaçu e Bôca Rica Próximos da final


Depois de abrir o marcador, Bidim foi expulso e desfalca Iguaçu neste sábado.

Foto: Wôlmer Ezequiel


IPATINGA - As equipes do Iguaçu e do Bôca Rica deram um importante passo para chegarem à decisão do Campeonato Ipatinguense de Futebol Amador. Depois de vencerem Usipa e Vila Celeste, respectivamente, na primeira rodada da fase semifinal, elas necessitam agora apenas de um empate no segundo jogo, que deve ser confirmado para este sábado.

Reeditando um dos principais clássicos do futebol regional, Iguaçu e Usipa fizeram uma partida digna de uma final. Cumprindo o que havia sido previsto pelos seus dirigentes, o time do Bairro Iguaçu soube aproveitar melhor suas oportunidades, vencendo por 2 a 1 e garantir sua vantagem no jogo de volta.

A vitória do Iguaçu começou a ser construída logo aos dois minutos de jogo, quando Bidim balançou as redes pela primeira vez. O placar adverso fez com que a Usipa se visse obrigada a sair para o ataque tentando sair do placar adverso. O tricolor criou inúmeras chances e fez por merecer o empate, que veio aos 44 minutos, através de Juninho Lola.

No segundo tempo, o Iguaçu conseguiu reequilibrar a partida e, numa cobrança de falta, Júlio Maria voltou a colocar o time em vantagem, marcando o gol que selaria a vitória da sua equipe.

 

DESFALQUES

O resultado do jogo deixou os dirigentes das duas equipes bastante animados e confiantes numa partida ainda mais disputada no próximo sábado. Como ambos os clubes sofreram com desfalques no último domingo, a expectativa é de que, com o retomo dos jogadores, o poderio ofensivo aumente, o que os fazem antever muitas dificuldades para o segundo confronto.

Pelo lado da Usipa, não jogaram domingo Burrinho, Gerson e Cabeça. Já o Iguaçu não pôde contar com Chiel e Silvinho, contundidos, e Cleiberg, cumprindo suspensão automática.

Ontem as atenções dos dirigentes estavam voltadas para a reunião da Junta de Justiça Desportiva da LDI, que iria julgar os processos de Cléber e Cleiberg. A esperança é de que eles fossem punidos apenas com uma partida de suspensão, ficando liberados para atuarem no jogo decisivo de sábado. Apesar deste otimismo, os dois clubes já têm dois desfalques certos para o próximo jogo. Bidim e Luis Carlos foram expulsos no clássico e terão de cumprir suspensão automática.


IGUAÇU - Paulo César, Rogério-Caçapa, Luciano, Farley e Júlio Maria; Sílvio, Adelson, Eric (Maurício) e Reginaldo; Ulisses e Bidim.

Técnico: Romeu Ribeiro.

 

USIPA - Ádamo, Hércules, Julemar, Luis Carlos e juvanês; Zânder (Fernando Leão), Cléber e Juninho Lola (Marlon) e Alvarenga (Antônio Carlos); Zé Carlos e Wasterdeyle (Marcinho).

Técnico: Júlio Balbueno.


- Página 17

Ipatinga, Quarta-feira, 04 de novembro de 1998


Dario e Ademir garantem vitória do time de Iapu


Ademir marcou um dos gols do Bôca Rica

Foto: Wôlmer Ezequiel


IPATINGA - Confirmando seu favoritismo, o Bôca Rica não encontrou dificuldades para vencer o primeiro duelo com o Vila Celeste, por 3 a 1. O time de lapu tem agora a vantagem de jogar pelo empate na partida de volta, sábado, no campo do Vila.

Mais uma vez brilha a estrela do atacante Dario, que já teve passagens por times profissionais como o Social e o Caratinga. Autor de dois gols, ele abriu o caminho da vitória para sua equipe, completada por Ademir. Outro ex­profissional, Rogerinho, marcou o gol de honra do Vila Celeste.

A vitória aumentou ainda mais o otimismo dos torcedores de lapu, que esperam ver o seu time novamente numa final em lpatinga. Detentora de uma das melhores campanhas do campeonato, o time pode até mesmo perder pelo placar de 2 a 0, que ainda terá a oportunidade de decidir nas penalidades a classificação à final.



- Página 12

Ipatinga, Quinta-feira, 05 de novembro de 1998



Bôca Rica vai mandar segundo jogo em São João do Oriente

IPATINGA - Depois de ter optado por mandar sua partida nas quartas-de-final no Estádio Ferreirão, o Bôca Rica decidiu mudar de posição e vai fazer o jogo decisivo da fase final, contra o Vila Celeste, no Estádio da cidade de São João do Oriente. O local foi homologado pela Liga de Desportos em nota oficial divulgada ontem, que confirma o início da partida para as 16:10hs, com 20 minutos de tolerância, e mantém a partida para este domingo.

Na nota oficial, a LDI confirma a antecipação dos jogos que serão disputados em Ipatinga para o sábado, para evitar a concorrência com o jogo entre o Tigre e o Pass

os, no Ipatingão.

Desta forma, Usipa e Iguaçu, que disputam a outra vaga para a final do Campeonato Ipatinguense amador se enfrentarão no sábado, a partir das 16:10hs, ·no Estádio Lanari Júnior. As duas partidas pela categoria júnior começam em horários distintos: Paraíso e Jabaquara jogam, a partir das 14:10hs, também no Lanari Júnior. Ipanema e Bethânia disputam jogo de volta no estádio José Cantil, na Vila Ipanema, a partir. das 16:10hs.

 

LIBERADOS

No julgamento realizado na noite de anteontem, a Junta de Justiça Desportiva da LDI decidiu punir com apenas um jogo de suspensão os jogadores ·Cléber, da Usipa e Cleiberg, do Iguaçu. Como ambos já cumpriram suas penas, eles estão liberados para o último jogo das semifinais.



- Página 12

Ipatinga, Sábado, 07 de novembro de 1998


Sai esta tarde o primeiro finalista do lpatinguense 1998

IPATINGA - Será conhecido hoje o primeiro finalista do Campeonato Ipatinguense, Categoria Amador. O Iguaçu enfrenta a Usipa, a partir das 16:10hs, .no Estádio Lanari Júnior, necessitando apenas de um empate para chegar à decisão.

O outro finalista será conhecido apenas amanhã, no jogo de volta entre Bôca Rica e Vila Celeste, confirmado para o mesmo horário, no Estádio da cidade de São João do Oriente. Em situação ainda mais cômoda que o Iguaçu, o Bôca Rica pode até perder por um gol de diferença que estará classificado.

 

JÚNIOR

Pela Categoria Júnior, os dois finalistas serão definidos esta tarde. O Paraíso enfrenta o Jabaquara, a partir das 14:10 hs, no Lanari Júnior. No estádio José Cantil, Ipanema e Bethânia disputam o jogo de volta, a partir das 16:10 hs.


- Página 12

Ipatinga, Sábado, 07 de novembro de 1998


Balbueno tem a receita para vencer Iguaçu


IPATINGA - Com um grupo experiente nas mãos, o técnico do amador da Usipa, Júlio Balbueno, garante que tem a receita para levar seu time à final do Campeonato Ipatinguense. Necessitando da vitória para acabar com a vantagem do Iguaçu, ele reuniu os jogadores para um congraçamento esta semana e revelou seu "segredo": tranquilidade e concentração.

Para Balbueno, a derrota na primeira partida contra o Iguaçu foi provocada por erros cometidos pelo seu time, principalmente nas conclusões. "Respeitamos nosso adversário, mas poderíamos estar em melhor situação, se tivéssemos aproveitado as oportunidades que surgiram durante o jogo", frisou o treinador da Usipa.

Na avaliação do técnico, o retorno dos jogadores que desfalcaram o time no jogo de domingo, também contribuiu para que a equipe perdesse um pouco de ritmo. Como espera contar com todo o elenco amanhã, Balbueno está mais tranquilo e confiante em reverter a vantagem do Iguaçu.

"Com o grupo completo, nosso time ganha em força e entrosamento. Isso será fundamental para chegarmos à classificação", analisou o treinador, citando como exemplo o retorno de Cabeça, que vem sendo um dos principais articuladores das jogadas ofensivas do time durante a competição.

No encontro com os jogadores, o treinador fez questão de ressaltar a importância da classificação da equipe. "Além da chance de disputarmos o título, eles reconheceram que está em jogo o moral do clube e deles mesmos", disse Balbueno.

 

MELHOR SORTE

Reclamando do que ele considerou "falta de sorte nas conclusões", Balbueno disse que o time vai precisar ter muita atenção amanhã, para não ser surpreendido novamente. "Sofremos os gols numa infelicidade em dois lances. Isso não pode se repetir amanhã. Temos que ter concentração, durante todo o jogo", advertiu.



- Página 12

Ipatinga, Sábado, 07 de novembro de 1998


Iguaçu quer aproveitar a vantagem do empate


IPATINGA - Depois de vencer o primeiro clássico contra a Usipa, por 2 a 1, o Iguaçu pretende usar a vantagem obtida para confirmar sua classificação a final do Ipatinguense. Ontem, o Técnico Romeu Ribeiro havia programado um treinamento no Estádio Rubens Martins Guerra, preparando o esquema para a partida decisiva desta fase, hoje, no Lanari Júnior.

Apoiado na experiência de seus jogadores, o Iguaçu deve adotar uma tática mais cautelosa para evitar uma surpresa esta tarde. "Quem tem a obrigação de vencer é a Usipa. Eles devem partir para cima do nosso time e vamos procurar explorar isso, fazendo dos contra-ataques nossa principal arma", adiantava no princípio da semana o Presidente do Clube, Adiel Oliveira.

Diante do poderio da Usipa, a cautela é tamanha que o time do Iguaçu pode lançar mão de três zagueiros para este segundo jogo. Chiel, que havia se transformado no centroavante do time, pode ser escalado no meio-campo, reforçando ainda mais o setor.



- Página 16

Ipatinga, Domingo, 08 de novembro de 1998


Iguaçu na Final do lpatinguense 1998


Depois de um jogo equilibrado, o Iguaçu mostrou maior eficiência nos pênaltis para ficar com a vaga.

Foto: Wôlmer Ezequiel


Depois de uma derrota no tempo normal, por 1 a 0, o Iguaçu eliminou a Usipa na cobrança de penalidades máximas. O goleiro Paulo César pegou o chute de Fernando Leão, na vigésima cobrança.

O outro finalista sairá do confronto deste domingo, entre Vila Celeste e Bôca Rica.



- Página 16

Ipatinga, Domingo, 08 de novembro de 1998


Vila Celeste muda comando para tentar classificação

IPATINGA - A derrota por 3X1 para o Bôca Rica, na primeira partida da fase semifinal do Ipatinguense Amador, fez mais uma vítima essa semana. Como sempre, com o mal resultado, acabou sobrando para o treinador Adilson Gonçalves que foi destituído do cargo anteontem e Maurício Xavier, o Nôda, acabou sendo convidado as pressas para assumir o time na partida decisiva de hoje, a partir das 16:10 hs, em São João do Oriente. Para chegar à classificação, o time do Vila Celeste necessita pelo menos de uma vitória por dois gols de vantagem, que lhe dará direito de disputar a vaga nas penalidades máximas.

As relações de Adilson Gonçalves com a diretoria e, principalmente, com os torcedores, estavam estremecidas desde a partida contra o Ipanema, pela fase classificatória do Ipatinguense. Acusando jogadores e Comissão Técnica de terem "'entregado o jogo", vários torcedores chegaram a exigir, depois da partida, uma mudança no comando técnico e punição a alguns jogadores.

 

COISAS DO FUTEBOL

Mesmo sabendo das dificuldades que terá pela frente, Nôda decidiu aceitar o convite da Diretoria do Vila Celeste e confia, principalmente na sua sorte em decisões, para poder reverter a vantagem do Bôca Rica. "Em 96 o Vila subiu para a Primeira Divisão sob o meu comando e em situação idêntica. Perdemos a primeira partida por 3 a 1, para o Penharol, mas vencemos na segunda e ficamos com a vaga nos pênaltis”, relembra o novo treinador da equipe.

Sem poder comandar sequer um treino antes da partida decisiva do time, Nôda reconheceu que pouco poderá fazer para ajudar o time, a não ser o apoio moral e, o seu comando em campo. “Assisti a alguns jogos do Vila durante o campeonato e conheço a maioria dos jogadores. Mas isso não será suficiente. Vou contar também com a ajuda e a experiência de alguns dirigentes e torcedores do time para tentar dar a volta por cima amanhã (hoje),” antecipou.

Elogiando o trabalho realizado por seu antecessor, Nôda disse lamentar a decisão da Diretoria do Vila Celeste. “O Adilson é um grande treinador, que tem uma história no futebol Ipatinguense. Mas infelizmente futebol tem dessas coisas”, afirmou Nôda, que disse ter aceitado o convite da Diretoria com o objetivo de colaborar com a equipe.



Nôda acredita na reversão de quadro desfavorável.

- FOTO: Arquivo/DA

TORCIDA A FAVOR

Na opinião de Nôda, a sorte parece estar vindo a favor do Vila Celeste esta semana. Para justificar sua opinião, ele argumentou que a Diretoria do Bôca Rica foi infeliz na escolha do Estádio de São João do Oriente para abrigar a partida decisiva. “Existe uma grande rivalidade entre o CESJO e o Bôca. Isso vai fazer com que a torcida local esteja a nosso favor”.

Além do apoio dos torcedores de são João do Oriente, Nôda vai contar hoje também com o retorno de Branco, que vai fazer sua primeira partida no Ipatinguense deste ano. Coincidentemente, o goleiro foi titular na equipe dirigida pelo técnico e que levou o Vila Celeste ao título da Segunda divisão em 1996.



- Página 16

Ipatinga, Domingo, 08 de novembro de 1998


Paulo César classifica o Iguaçu


IPATINGA - Com três defesas na decisão por pênaltis, o goleiro Paulo César se tornou o herói da classificação do Iguaçu à final do Ipatinguense Amador. Depois de um jogo onde os clubes alternaram a superioridade no decorrer do jogo, o resultado final fez justiça ao Iguaçu, que mostrou mais eficiência no momento crucial da partida.

Dominando o jogo em seu primeiro tempo, a Usipa esteve perto de conseguir reverter a vantagem do Iguaçu, que se limitava a defender e mostrava pouco poder ofensivo. Aproveitando-se da instabilidade do adversário, o time do Técnico Júlio Balbueno foi crescendo na partida e abriu o placar em jogada de contra-ataque. Burrinho foi lançado em profundidade, obrigando Paulo César a sair da sua meta. Estranhamente, o goleiro do Iguaçu falhou ao não matar a jogada, permitindo que o atacante invadisse a área e chutasse ao gol. Ao tentar interceptar a bola, Farley acabou cortando com a mão. Pênalti bem assinalado por Guilhermino Lima. Cléber cobrou com perfeição, marcando o gol que levaria a decisão para os pênaltis.

O Iguaçu, de Adelson (10), vai conhecer hoje o seu adversário na final.

Foto: Wôlmer Ezequiel


SÓ DEU IGUAÇU

O segundo tempo foi totalmente adverso da primeira etapa. Quando todos esperavam que a Usipa aumentasse seu volume de jogo, o Iguaçu passou a ditar o ritmo da partida, especialmente depois das entradas de Chiel e Silvinho. O time ganhou o duelo no meio-campo e nem mesmo as alterações processadas pelo Técnico Júlio Balbueno fizeram com que a Usipa conseguisse reagir em campo, tendo que se limitara tentar barrar as investidas do Iguaçu.

 

VINTE PÊNALTIS

Com a vitória da Usipa no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis, onde foram necessárias vinte cobranças para que se conhecesse o primeiro finalista do Ipatinguense. Ao final, brilhou a estrela do goleiro Paulo César, que defendeu o chute de Fernando Leão (ele já havia defendido as cobranças de Cléber e Zânder) e garantiu o Iguaçu na decisão do campeonato.



- Página 16

Ipatinga, Domingo, 08 de novembro de 1998


Romeu tenta conter euforia dos jogadores

Em meio a comemoração dos jogadores, depois de garantida a classificação da equipe, o Técnico Romeu Ribeiro fez questão de reunir o grupo e alertar sobre a responsabilidade que o resultado representava: “Eliminamos o favorito ao título mas nosso trabalho tem de recomeçar do zero agora. Temos de ter tranquilidade e impedir que a euforia tome conta do nosso grupo”, alertou o Treinador.

Experiente, Ribeiro disse que a decisão começa agora e que o Iguaçu pode enfrentar na final outra equipe considerada favorita, o Bôca Rica, que defende hoje a sua vantagem contra o Vila Celeste. “Nós sabemos o que queremos. Temos de ter consciência disso e estar ainda mais concentrados. Estamos numa fina e isso requer ainda mais trabalho”., recomendou o Técnico do Iguaçu.

O Zagueiro Luciano também fez questão de cobrar união e vontade ao grupo neste momento decisivo: “Estamos perto de alcançar nosso objetivo e não podemos nos dispersar. Os problemas que enfrentamos até agora serviram apenas para nos alertar sobre o que teremos pela frente. Este é um momento que requer ainda mais união e vontade dos jogadores”, afirmou Luciano, com a experiência de quem já atuou no profissionalismo, defendendo equipes como o Atlético e o Guarani.



Deixe seu comentário aqui


 

  voltar

Próximo jogo

 


Não há jogo agendado até o momento.

 


Jogo anterior

3 x 2
20/11/2024 às 08:30hs - CAMPEONATO IPATINGUENSE DE FUTEBOL AMADOR 2024 - CATEGORIA S
ESTÁDIO MUNICIPAL DE IAPU-MG